Project Description
APRESENTAÇÃO
O Mestrado em Controlo de Gestão e Ciências de Dados insere-se num mundo em que a performance empresarial é cada vez mais relevante, as organizações modernas necessitam de aferir o seu desempenho financeiro, económico e estratégico, através de ferramentas que permitam controlar, planear, medir e acrescentar valor, para melhor servir os seus clientes em contextos Big Data (geração de grandes volumes de dados estruturados e não estruturados). Neste contexto, o Controlo de Gestão e Ciências de Dados afirma-se como uma ferramenta fundamental para o sucesso no mundo atual. Visa criar competências e formar profissionais nestas áreas, bem como desenvolver cientificamente e aplicar os mais modernos conhecimentos, colocando-os ao serviço das organizações.
O Mestrado de Controlo de Gestão e Ciências de Dados prepara o diplomado para uma fácil e bem-sucedida integração no mercado de trabalho em diferentes contextos organizacionais, facilitada através da opção pelo estágio/projeto em contexto organizacional e promove a aquisição e desenvolvimento de competências que permitam ao diplomado desempenhar funções de gestão e desenvolver competências técnicas no âmbito da Ciência de Dados e tecnologias de suporte, incluindo a análise e requisitos dos sistemas informáticos e de controlo interno, bem como a importância da existência de procedimentos que permitam um adequado controlo de gestão.
O currículo do curso foi definido de forma a garantir que os alunos adquiram competências na área 345 – Gestão e Administração e na área 481 – Ciências Informáticas, referidas na Portaria nº 256/2005 de 16 de Março.
O Curso encontra-se organizado em semestres, num total de quatro: dois com componente letiva e dois semestres para realização de Dissertação, Projeto ou Estágio. Na parte letiva, o modelo de avaliação será fundamentalmente orientado para a demonstração de competências adquiridas, sendo fortemente apoiado em trabalhos práticos e estudos de caso. Procurar-se-á que os alunos sejam confrontados com situações reais afetas à assessoria nas organizações.
A opção do trabalho final versa numa dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, dado o seu carácter mais profissionalizante.
Estas componentes de Projeto final ou Estágio serão, preferencialmente, desenvolvidas em colaboração com instituições públicas ou privadas, sendo orientadas para a resolução de desafios enquadrados no domínio da formação conferida.
Em qualquer uma das opções escolhida pelo aluno no 2.º ano (Dissertação, Projeto ou Estágio), serão construídas planificações de trabalho individuais, devidamente orientadas e acompanhadas pelos docentes do mestrado ao longo do semestre, para que o aluno esteja em condições de finalizar o processo de formação no final do 2.º ano.
AVALIAÇÃO E QUALIDADE
Avaliação/Acreditação do Curso pela A3ES
Auto-avaliação: Relatório
Avaliação externa: Relatório
Decisão e data da publicitação: Acreditado – 3 anos | 15-09-2023
Mais informação: consultar deliberação da A3ES
Relatório anual no âmbito do SIGQ
(novo curso)